Boa vista (RR) - Entre os dias 03 e 07 de julho foi conduzido pelo 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (10º GAC Sl), Grupo General Manoel Theophilo Neto, o primeiro Estágio de Condução do Tiro de Artilharia por Militar de Qualquer Arma no âmbito da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), capacitação inédita no Comando Militar da Amazônia.
O Estágio teve como objetivos habilitar os militares integrantes da Força de Prontidão (FORPRON) da 1ª Bda Inf Sl na observação do tiro de artilharia, visando ampliar as capacidades de condução do tiro de Artilharia em Operações na Selva.
A atividade contou com uma parte teórica, realizada nas dependências do 10º GAC Sl, com adestramento virtual na Sala de Simulação e Direção do Tiro de Artilharia “Sala Tenente Sidnei”, oportunidade em que foram apresentadas as peculiaridades e características principais da Arma de Artilharia e da coordenação e condução de fogos no escalão considerado.
O Estágio foi coroado com a realização do tiro real no Campo de Instrução da Serra do Tucano, onde os militares do 1º BIS (Amv), Cmdo Fron Roraima/7º BIS e 12º Esqd C Mec realizaram os pedidos de tiro e conduziram o Tiro Sobre Zona (TSZ). Finalizando a atividade, o 10º GAC Sl realizou uma demonstração de observação do tiro de Artilharia com o uso de SARP Categoria 0 (Micro), em desenvolvimento no âmbito do Grupo.